Surimi/Palitos de Carangueijo
A imitação de carangueijo é feita de um tipo de peixe chamado surimi. Os fabricantes adicionam enchimentos, aromas e cores ao surimi para imitar o sabor, a textura e a cor das pernas de caranguejo reais. A imitação de carne de caranguejo é um ingrediente versátil que custa muito menos do que o real. A carne pode ser usada em muitos pratos e contém certos nutrientes que são essenciais em uma dieta saudável. No entanto, o caranguejo de imitação tem desvantagens nutricionais que diminuem seu valor nutricional geral. A principal desvantagem nutricional da imitação de carne de caranguejo é a quantidade de sal que ela contém. O limite superior recomendado para a ingestão de sódio é entre 1.500 e 2.300 miligramas por dia, embora muitas pessoas consumam muito mais do que isso. Seu risco de doença renal, acidente vascular cerebral e pressão alta aumenta quando você come uma dieta rica em sal. O preço do caranguejo real é muito mais alto do que esta imitação, mas é muito mais saudável do que esta versão.
Molho de Soja
Grande parte da comida japonesa, como woks ou molhos de sushi, exige molho de soja para dar um toque especial a esses alimentos. Costumamos pensar que o molho de soja é um molho saudável e, embora tenha benefícios, o problema do molho de soja é seu alto teor de sódio, por isso não deve ser abusado. Além disso, é um molho que costuma ser consumido diretamente do supermercado, ou seja, é um molho preparado que não está acostumado a ser feito em casa. Este fato significa que não temos controle sobre a quantidade de açúcar e sal que contém. É melhor saborear os pratos, já ricos em seus ingredientes e sabores, sem usar grandes quantidades de molho de soja. Devemos ter cuidado com o sal neste molho para que não afete negativamente o nosso corpo. Optar por opções mais saudáveis ou tentar ficar sem ele pode ser mais benéfico.
Alimentos “Fast Food” Sem Glúten
A popularidade dos produtos sem glúten aumentou muito ao longo das décadas, mais casos de pessoas intolerantes ou sensíveis ao glúten foram diagnosticados. Devido à falta de informação, há muitas pessoas que acreditam que é mais saudável, mais leve e mais saudável comer sem glúten, mesmo não tendo intolerância. Este fato está totalmente errado, uma dieta sem glúten não é uma dieta mais saudável. As pessoas com doença celíaca agora têm mais produtos no supermercado, podem comprar todos os tipos de produtos sem glúten: massas, pizzas, bebidas… são adicionados e gorduras. É verdade que são produtos saudáveis para pessoas que não podem consumir glúten, mas por outro lado contêm produtos prejudiciais à saúde. A melhor maneira é consumir produtos sem glúten não processados, no caso de sofrer de intolerância ao glúten ou doença celíaca, mas não por isso consumir todos os tipos de “fast food” que não contenham glúten e considerá-los saudáveis. A melhor opção é consumir produtos sem glúten, exceto pastéis, massas… É fundamental verificar os rótulos nutricionais.